"A melhor maneira de comer presunto" conta já com 100 anos a fazer parte das famílias venezuelanas num mercado que vale cerca de US $ 50 milhões por ano.
Diablitos são vendidos na Venezuela desde 1896, mas naquela época era importado, até que em 1961 abriu uma fábrica em Cagua. Nesse momento, a marca mudou Devilish Ham Underwood para "Diablitos" referindo-se ao logotipo da lata.
Apesar de ser difícil imaginar que desde os tempos de Cipriano Castro até hoje, Diablitos Underwood manteve-se inalterada, a verdade é que o seu sabor se manteve uma tradição, e seu nível de consumo demonstra-o: cerca de 500 toneladas mensais de presunto devilish em todo o país.
Seu criador é o britânico William Underwood, que em 1820 começou em Boston, EUA, a produção de carne enlatada. Em 1980, Pet Inc. adquiriu a marca que, em 1995, foi adquirida pela Pillsbury quando comprou a Pet Inc. Seis anos mais tarde (2001) General Mills adquiriu a Pillsbury e seu portfólio de produtos para se tornar líder na produção de presunto enlatado na Venezuela .
Tão grande é a preferência local por Diablitos Underwood, nome genérico agora para a categoria de presunto enlatado, que fez da Venezuela um dos lugares mais importantes para a empresa fora dos Estados Unidos. De fato, em 1949, eram consumidas 13 000 latas anualmente no país e em 1960 o número tinha aumentado para 175 000 latas. Hoje, a Venezuela e os EUA são os dois únicos mercados onde a marca está presente.
Entre as campanhas emblemáticas se destaca a " La tentación" do final dos anos 80, em que apareceu a figura do diabo a incentivar as crianças a experimentar o presunto, o "Mamá yo quiero", que na década de 90 contagiou com o seu jingle feito com a mesma frase.
Diablitos é habitualmente usado para barrar em arepas, no pão, nos biscoitos ou até mesmo com mandioca.Também pode ser misturado com ketchup, maionese ou margarina, e como um ingrediente em criativas receitas de diferentes pratos.
E tu como é que comes os teus Diablitos?
0 comentários:
Postar um comentário