Facebook

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Victor Noir e a fecundidade

Victor Noir

Como qualquer lugar do mundo Paris também tem suas superstições - algumas delas bem curiosas, como esta que faz o maior sucesso entre as futuras mães parisienses. 

 Em janeiro de 1870 o jovem jornalista francês Victor Noir (cujo verdadeiro nome era Yvan Salmon) foi assassinado em Paris e enterrado no cemitério do Père-Lachaise. O fato causou à época grande comoção popular, já que Victor Noir tinha apenas 22 anos, era um brilhante colunista político em ascensão e ia se casar no dia seguinte à sua morte. 

A escultura na sua campa tem uma protuberância muito perceptível em calças. Isso fez dele um dos memoriais mais popular para as mulheres a visitar no famoso cemitério. O mito diz que a colocação de uma flor no chapéu virado, depois de beijar a estátua nos lábios e esfregar a sua área genital irá aumentar a fertilidade, levar uma vida sexual feliz, ou, em algumas versões, um marido dentro de um ano. Pois bem: é sabido na cidade que as mulheres que estão desejando ter bebes, sobretudo as que estão enfrentando dificuldades para engravidar, obtêm facilmente a fecundidade se visitarem o túmulo do jornalista no cemitério do Père-Lachaise e tocarem “as partes” da estátua de bronze de Victor Noir. 

Os poderes mágicos atribuídos a Victor Noir são tão famosos que o local milagroso da estátua já está até gasto de tanto ser tocado pelas futuras mães parisienses mas funciona que é uma beleza: flores são trazidas constantemente pelas parisienses em agradecimento a monsieur Noir. 

Em 2004 foi erguida uma cerca ao redor da estátua de Noir, para deter pessoas supersticiosas de tocar a estátua. No entanto, devido a um protesto da "população feminina de Paris" a cerca foi demolida.

0 comentários:

Postar um comentário