Facebook

quinta-feira, 25 de março de 2010

A evolução do ensino em Portugal




A evolução do ensino de Matemática!

"Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.
Dei à funcionária da caixa 2,00€ e 8 cêntimos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A rapariga pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina
registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar-lhe que tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela
não se  convenceu e chamou o gerente para a ajudar.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar-lhe aquilo que aparentemente continuava sem entender.
Por que estou a contar isto? Porque dei conta da evolução do  ensino de matemática desde 1956, altura em que entrei para a escola primária.
Parece-me que foi assim:

1. Ensino de  matemática em 1956:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

 


2. Ensino de matemática em 1970:
Um  lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção  desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou seja, 80$00.
Qual é o  lucro?




3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Qual é o lucro?




4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro  de lenha é 80$00.
Escolha a resposta certa, que indica o  lucro:
( )20$00 ( )40$00 ( )60$00  ( )80$00 ( )100$00




5. Ensino de matemática em  2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00
O custo  de produção desse carro de lenha é 80$00.
O lucro é de 20$00.
Está  certo?
( )SIM ( )  NÃO




6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um  carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção é 80,00€.
Se você souber ler coloque um X no 20,00€.
( )20,00€  ( )40,00€ ( )60,00€ ( )80,00€ ( )100,00€"

0 comentários:

Postar um comentário