Facebook

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Foto no Irão vence World Press Photo


Imagem de mulher durante protestos pela reeleição do presidente iraniano vence World Press Photo

Um fotógrafo italiano freelancer, Pietro Masturzo, venceu o prémio máximo do World Press Photo com a imagem de uma mulher, captada durante os protestos originados pela reeleição do presidente iraniano, anunciou hoje a organização do concurso.

Segundo o júri do World Press Photo, a imagem captada por Pietro Masturzo, "além de ser bela, capta a tensão e a emoção do momento em que os protestos começaram a intensificar-se".

"A imagem mostra o começo de algo, o começo de uma grande história. Isso passa uma perspectiva e informações importantes, tanto visual como emocionalmente", refere o presidente do júri, Ayperi Karabuda Eser num comunicado hoje divulgado.

A fotografia vencedora foi difundida pela estação de televisão italiana RAI e publicada na revista Loop.

O fotógrafo italiano ficou bastante surpreendido com a distinção. "Nem acredito que venci. Nunca pensei que fosse possível um freelancer ganhar o prémio máximo", disse Pietro Masturzo à Associated Press.

O fotógrafo italiano, que venceu também na categoria "Pessoas nas Notícias - Reportagem" com uma série de imagens sobre as eleições no Irão, irá receber um prémio de dez mil euros.

O júri da World Press Photo - que passou duas semanas a analisar 101.960 imagens captadas por 5.847 profissionais de 128 países - distinguiu este ano 63 fotógrafos de 23 países.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 02 de Maio em Amesterdão.

0 comentários:

Postar um comentário