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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Manipulação Mediática




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Luiz Bonfá





Luiz Floriano Bonfá foi um cantor, violonista, compositor brasileiro.

Biografia

Bonfá nasceu no dia 17 de Outubro de 1922 e morreu no ano de 2001 em Santa Cruz, onde carinhosamente chamada de Vila na Selva, e outros diriam onde o vento faz a volta, ou o Diabo perdeu as botas. no Rio de Janeiro. Aprendeu sozinho, quando criança, a tocar violão. Quando completou 13 anos passou a ter aulas com o Uruguaio Isaías Sávio. Tais aulas se tornaram muitos cansativas para Bonfá, que tinha de sair de sua casa na periferia do Rio, andar uma grande porção do caminho a pé e depois pegar um bonde para Santa Teresa, onde morava o professor. Devido à extraordinária dedicação de Bonfá, Isaías não lhe cobrava as aulas.

Carreira

Um dos integrantes do primeiro grupo de músicos da bossa nova, compositor de clássicos como "Manhã de Carnaval" e "Samba do Orfeu" (ambas com Antônio Maria), Bonfá começou a tocar violão de ouvido, na infância, no Rio. Aos 12 anos passou a ter aulas de violão clássico com o uruguaio Isaias Savio. Na década de 1940 tocou na Rádio Nacional, ao lado de Garoto. Participou de alguns conjuntos, como o Quitandinha Serenaders, até começar a carreira solo, como violonista. Teve atuação destacada como compositor, e seus primeiros sucessos foram gravados por Dick Farney, em 1953. A peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, foi um marco em sua carreira. Tocou violão na gravação do disco da peça em 1956 e, três anos depois, compôs algumas das faixas que compunham a trilha sonora do filme de Marcel Camus ("Orfeu do Carnaval") inspirado na peça. Participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall em Nova York, 1962, sempre respeitado como compositor refinado e exímio violonista. Uma de suas características é tocar fazendo amplo uso do recurso das cordas soltas, o que confere uma sonoridade ampla e grandiosa. Gravou diversos discos nos EUA que não foram lançados no Brasil. Voltou a gravar no Brasil no fim dos anos 1980 e anos 1990, lançando discos bem-sucedidos também nos Estados Unidos. "Almost In Love", composição de Bonfá, foi a única música brasileira gravada por Elvis Presley. Frank Sinatra, Sarah Vaughan, George Benson, Tony Bennett, Julio Iglesias, Diana Krall e Luciano Pavarotti são outros intérpretes que já cantaram músicas de Bonfá. Outros sucessos são "De Cigarro em Cigarro", "Correnteza" (em parceria com Tom Jobim), "The Gentle Rain", "Menina Flor", "Mania de Maria" e "Sem Esse Céu".

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Acordai!


Este poema é da autoria do grande poeta português José Gomes Ferreira e foi musicado pelo não menos
grande músico Fernando Lopes Graça fazendo parte das suas chamadas Canções Heróicas.

Uma temática apropriada aos nossos dias!


Acordai
Acordai
Homens que dormis
A embalar a dor
Dos silêncios vis
Vinde no clamor
Das almas viris
Arrancar a flor
Que dorme na raíz
Acordai
Acordai
Raios e tufões
Que dormis no ar
E nas multidões
Vinde incendiar
De astros e canções
As pedras do mar
O mundo e os corações
Acordai
Acendei
De almas e de sóis
Este mar sem cais
Nem luz de faróis
E acordai depois
Das lutas finais
Os nossos heróis
Que dormem nos covais
Acordai!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ahhh, se tivéssemos mar...



Da crónica de João Quadros no Negócio On-Line:

"Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que o Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e o Modelo Continente (do grupo Sonae) estão entre os maiores importadores portugueses."
Porque é que estes dados não me causam admiração? Talvez porque, esta semana, tive a oportunidade de verificar que a zona de frescos dos supermercados parece uns jogos sem fronteiras de pescado e marisco. Uma ONU do ultra-congelado. Eu explico.

Por alto, vi: camarão do Equador, burrié da Irlanda, perca egípcia, sapateira de Madagáscar, polvo marroquino, berbigão das Fidji, abrótea do Haiti? Uma pessoa chega a sentir vergonha por haver marisco mais viajado que nós. Eu não tenho vontade de comer uma abrótea que veio do Haiti ou um berbigão que veio das exóticas Fidji. Para mim, tudo o que fica a mais de 2.000 quilómetros de casa é exótico. Eu sou curioso, tenho vontade de falar com o berbigão, tenho curiosidade de saber como é que é o país dele, se a água é quente, se tem irmãs, etc.

Vamos lá ver. Uma pessoa vai ao supermercado comprar duas cabeças de pescada, não tem de sentir que não conhece o mundo. Não é saudável ter inveja de uma gamba. Uma dona de casa vai fazer compras e fica a chorar junto do linguado de Cuba, porque se lembra que foi tão feliz na lua-de-mel em Havana e agora já nem a Badajoz vai. Não se faz. E é desagradável constatar que o tamboril (da Escócia) fez mais quilómetros para ali chegar que os que vamos fazer durante todo o ano. Há quem acabe por levar peixe-espada do Quénia só para ter alguém interessante e viajado lá em casa. Eu vi perca egípcia em Telheiras? fica estranho. Perca egípcia soa a Hercule Poirot e Morte no Nilo. A minha mãe olha para uma perca egípcia e esquece que está num supermercado e imagina-se no Museu do Cairo e esquece-se das compras. Fica ali a sonhar, no gelo, capaz de se constipar.

Deixei para o fim o polvo marroquino. É complicado pedir polvo marroquino, assim às claras. Eu não consigo perguntar: "tem polvo marroquino?", sem olhar à volta a ver se vem lá polícia. "Queria quinhentos de polvo marroquino" - tem de ser dito em voz mais baixa e rouca. Acabei por optar por robalo de Chernobyl para o almoço. Não há nada como umas coxinhas de robalo de Chernobyl.

Eu, às vezes penso: o que não poupávamos se Portugal tivesse mar. 








segunda-feira, 9 de abril de 2012

A origem da palavra “strip-tease”


O primeiro show de strip-tease acontecem em Paris no dia 13 de março de 1894, no salão Divan Fayouau Music Hall. Tinha até enredo: o título do espetáculo era Le Coucher d’Yvette (“A Cama de Yvette”), e a protagonista, a Yvette, se despia lentamente enquanto tentava achar uma pulga. Pelo menos, foi criativo.


Mas ainda não se usava o termo striptease; ainda não era como os shows de striptease de hoje – a stripper não dançava. Isso mudou em Nova York, mas foi por causa de uma dançarina francesa, Gaby Deslys, nascida Marie Elise Gabrielle Caire, em Marsailles, França, em 1881. Depois de fazer muito sucesso em Paris, em parte por causa do seu talento e sua beleza estonteante, em parte devido a um caso escandaloso entre ela e o rei Manoel II de Portugal, a loira Deslys foi convidada para interpretar em Londres.

Na capital britânica, ela continuou fazendo muito sucesso, até que, por volta de 1908, foi convidada para participar de espetáculos na Broadway, em Nova York. Foi nessa cidade que ela ficou famosa por uma coreografia provocante, em que tirava a roupa enquanto dançava, delirando as plateias. Foi então que as palavras strip (despir) e tease (provocar) começaram a ser usadas juntas. 

Graças a Deslys, que levou a dança de volta para a França, a ideia de striptease se espalhou pela Europa e, anos depois, o termo foi difundido no mundo todo. Gaby mudou completamente o rumo de sua vida durante a Primeira Guerra Mundial, quando foi convocada para ser espiã para o governo francês.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Alimentos que saciam, saudavelmente...


The satiety index measures how full you feel after eating 240 calories of food and how long after eating you feel full again, while the sugar crash scale or glycemic index measures how quickly you get a sugar high from the food and then crash (a low glycemic index is preferable, meaning the food sustains you longer.)
Looking at the chart, the foods at the top right corner are those with the greater satiety and lower glycemic index: More filling and less crashing!
Here's the full graphic (click to expand or right-click to save): 



quinta-feira, 8 de março de 2012