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quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

The Thinker of Tender Thoughts


Como ser produtivo?


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Fotografamos muito e lembramo-nos de muito pouco

Fotografamos muito e lembramo-nos de muito pouco
Investigadora na área da Psicologia revela que recordamos mais facilmente objectos se não os fotografarmos


Fotografamos aquele quadro naquele museu. Fotografamos o almoço de domingo e os preparativos da consoada. Fotografamos a partida para as férias, as férias e o regresso de férias. Fotografamos por fotografar. E lembramo-nos desses momentos? Nem por isso.


"As pessoas sacam das máquinas fotográficas quase sem pensar para capturar um momento, a tal ponto que estão a perder o que está a acontecer mesmo à sua frente". Nunca o sentido desta frase foi tão literal. Linda Henkel, investigadora na área da Psicologia, apresentou dados que sustentam a teoria de que as pessoas guardam menos memórias dos objectos quando os fotografam.

A experiência, cujos resultados foram publicados na revista Psychological Science, foi montada o Museu de Arte Bellarmine, na Universidade de Fairfield, nos Estados Unidos. Vinte e oito estudantes universitários foram conduzidos através das salas do museu e convidados a prestarem atenção a determinados objectos (15 com e outros tantos sem recurso a máquina fotográfica ou smartphone). No dia seguinte, a memória dos mesmo estudantes foi testada.

Os resultados revelaram que os alunos tinham prestado mais atenção aos objectos que não tinham captado com as lentes, aquilo a que a investigadora apelida de "photo-taking-impairment effect". "Quando as pessoas contam com a tecnologia para se lembrarem por elas — quando contam com a máquina para gravar um evento e por isso não precisam elas próprias de se lembrar dele —, isso pode ter um efeito negativo na forma como elas recordam as suas experiências", explica a cientista no site da Associação para as Ciências da Psicologia.

A teoria sofre um desvio sempre que algum aluno fez “zoom”, focalizando a sua atenção num determinado pormenor de um objecto. Um detalhe fotografado permite fixar a memória futura desse objecto como um todo e não apenas desse pormenor. "Isso revela que o olhar da mente e o olhar da câmara não é o mesmo", conclui Henkel, que agora pretende perceber se a fotografia recorrente influencia a memória no futuro, principalmente tendo em conta que esta foi uma experiência em ambiente controlado. Como será que se comporta o cérebro em circunstâncias normais e com situações que realmente querermos recordar?

Muitos poderão argumentar que as fotos servem precisamente para-mais-tarde-recordar. Este estudo também tem uma resposta na ponta da língua: "A quantidade de fotos e a falta de organização dos arquivos digitais pessoais desencoraja muitas pessoas de acederem aos mesmos. Para nos recordarmos das situações, temos de aceder aos ficheiros e interagir com eles e não apenas fotografar e acumular".

Texto de Luís Octávio Costa • 11/12/2013


Influência das tecnologias nas relações humanas



É certo que as novas tecnologias da informação trazem-nos inúmeros benefícios a diversos níveis, mas desde que implantadas e usadas correctamente. Contudo, são também diversas as situações onde verificamos que as novas tecnologias da informação individualizam o ser humano, dificultam os relacionamentos de proximidade, e muitas vezes limitam a espontaneidade de um simples gesto de boa vontade. Nós somos os únicos responsáveis pelo uso eficiente destas tecnologias; não coloquemos de lado a nossa capacidade criadora para sermos apenas a “engrenagem de uma máquina”.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

El Empleo


É um mundo bizarro este que o ilustrador argentino Santiago "Bou" Grasso nos apresenta nesta curta-metragem de apenas seis minutos e 20 segundos. "O Emprego" mostra o dia-a-dia de um homem comum, que se levanta, toma o pequeno-almoço e sai de casa para ir trabalhar.

Só que, neste mundo em que ele vive, as pessoas são utilizadas como objectos. Por exemplo, há um homem com um abajur na cabeça a servir de candeeiro; um casal a fazer de mesa e uma criança de cadeira; outros dois homens que são semáforos, um com uma t-shirt vermelha e o outro com uma verde e, em vez de carros, as pessoas deslocam-se às cavalitas de outras pessoas, que servem como o seu meio de transporte.

O fim é ainda mais estranho e inesperado. Esta curta-metragem realizada em 2008 tem sido um sucesso estrondoso e já ganhou 102 prémios, 49 dos quais internacionais.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Voo TAP Portugal 425 "Sacadura Cabral"

Voo TAP Portugal 425

A 19 de Novembro de 1977 às 21:48h, o voo TP425, proveniente de Bruxelas com 156 passageiros e 8 tripulantes a bordo, operado pelo Boeing 727-200 “Sacadura Cabral” (registo CS-TBR) com capacidade para 189 passageiros, fazia-se à pista do Aeroporto de Santa Catarina sob chuva intensa pela terceira vez naquele dia.
Devido às condições meteorológicas adversas e de duas tentativas de aterragem falhadas, o comandante João Costa dispunha agora da sua última oportunidade, caso contrário o voo teria que divergir para o Aeroporto de Las Palmas de Gran Canária.
Essa última oportunidade revelou-se fatal, já que o avião aterrou muito para além do normal na curta pista do aeroporto, deslizou pelas águas acumuladas devido à chuva intensa, saiu da pista e caiu em cima de uma ponte, uns metros mais abaixo. Com o impacto o avião partiu-se em dois, tendo ficado uma das partes em cima da ponte e a outra parte, que foi consumida pelas chamas, um pouco mais abaixo, na praia.
Este acidente vitimou 6 dos 8 tripulantes e 125 do total de 156 passageiros que estavam a bordo. No dia seguinte a cauda do avião foi pintada, ocultando assim o logótipo da companhia para evitar que o acidente desse origem a uma má imagem da companhia.
Após este acidente, o único com vítimas mortais da companhia TAP, a pista foi aumentada duas vezes e actualmente possui 2781 metros de comprimento, alguns deles conseguidos através de pilares construídos sobre o mar, num projecto cujo autor é o engenheiro António Segadães Tavares premiado mundialmente graças a essa obra de grande mestria, que reviu e adaptou um projecto do engenheiro Edgar Cardoso , elaborado em 1980, aquando da primeira ampliação da pista para 1600 metros de comprimento.


A 19 de Novembro de 1977 às 21:48h, o voo TP425, proveniente de Bruxelas com 156 passageiros e 8 tripulantes a bordo, operado pelo Boeing 727-200 “Sacadura Cabral” (registo CS-TBR) com capacidade para 189 passageiros, fazia-se à pista do Aeroporto de Santa Catarina sob chuva intensa pela terceira vez naquele dia.

Devido às condições meteorológicas adversas e de duas tentativas de aterragem falhadas, o comandante João Costa dispunha agora da sua última oportunidade, caso contrário o voo teria que divergir para o Aeroporto de Las Palmas de Gran Canária.

Essa última oportunidade revelou-se fatal, já que o avião aterrou muito para além do normal na curta pista do aeroporto, deslizou pelas águas acumuladas devido à chuva intensa, saiu da pista e caiu em cima de uma ponte, uns metros mais abaixo. Com o impacto o avião partiu-se em dois, tendo ficado uma das partes em cima da ponte e a outra parte, que foi consumida pelas chamas, um pouco mais abaixo, na praia.

Este acidente vitimou 6 dos 8 tripulantes e 125 do total de 156 passageiros que estavam a bordo. No dia seguinte a cauda do avião foi pintada, ocultando assim o logótipo da companhia para evitar que o acidente desse origem a uma má imagem da companhia.

Após este acidente, o único com vítimas mortais da companhia TAP, a pista foi aumentada duas vezes e actualmente possui 2781 metros de comprimento, alguns deles conseguidos através de pilares construídos sobre o mar, num projecto cujo autor é o engenheiro António Segadães Tavares premiado mundialmente graças a essa obra de grande mestria, que reviu e adaptou um projecto do engenheiro Edgar Cardoso , elaborado em 1980, aquando da primeira ampliação da pista para 1600 metros de comprimento.

Neste blog encontramos o relato minucioso com as comunicações entre a torre e os pilotos:
http://riodosbonssinais.blogspot.pt/2011/11/linha-aerea-o-acidente-do-funchal-tp.html

Mais informações:
http://clearedfortakeoff.blogspot.pt/2005/11/sacadura-cabralfaz-hoje-28-anos.html


Reportagem da RTP 1 em 2007:




Fotografias:
Como era o aeroporto na altura do acidente













domingo, 17 de novembro de 2013

A tartaruga em cima do poste



Enquanto suturava um ferimento na mão de um velho, cortada por um caco de vidro indevidamente jogado no lixo, o médico e o paciente começaram a conversar sobre o país, o governo e, fatalmente, sobre o primeiro ministro.
O bom velhinho disse: "Bom, o senhor sabe... o primeiro ministro é como uma tartaruga em cima dum poste...".
Sem saber o que o paciente quis dizer, o médico perguntou o que significava uma tartaruga em cima dum poste.
E ele respondeu:
É quando o senhor vai por uma estrada, vê um poste e lá em
cima está uma tartaruga a tentar equilibrar-se.
Isso é uma tartaruga num poste".

Diante da cara de interrogação do médico, o velho acrescentou:

Você não entende como ela chegou lá;
Você nem quer acreditar que ela esteja lá;
Você sabe que ela não subiu para lá sozinha;
Você sabe que ela não deveria nem poderia estar lá;
Você sabe que ela não vai fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;
Você não entende porque a colocaram lá;
Então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá, e providenciar para que nunca mais suba, pois lá em cima definitivamente não é o lugar dela.”